Maserati Grecale Forum banner

Aflito com erros na suspensão a ar

5.9K views 20 replies 9 participants last post by  sergeit  
#1 ·
Olá a todos - Novato aqui no fórum. Grecale Trofeo 2023 comprado novo em folha em outubro de 2023 com talvez 24 quilômetros no odômetro.

Desculpe a divagação, mas vamos lá: Eu dirigi meu carro dos sonhos sem problemas até dezembro, quando recebi minha primeira mensagem de erro do Sistema de Suspensão Pneumática e meu Grecale literalmente me fez pular até em casa.

Desliguei, e voltei 30 minutos depois, sistema reiniciado e tudo bem - certo? Infelizmente, na minha próxima viagem no mesmo dia, consegui andar alguns quilômetros e a mesma mensagem de aviso da Suspensão Pneumática reapareceu. A Maserati o levou para a oficina e o manteve por um mês. Eu o recebi de volta em meados de janeiro e não consegui sair do estacionamento e a mesma mensagem de aviso da Suspensão Pneumática reapareceu.

Após duas semanas adicionais na oficina da Maserati, várias atualizações de software, uma bomba de ar italiana muito cara (sob garantia), eu saí novamente da concessionária. Eu dirigi por 24 horas e recebi uma nova mensagem de erro durante a condução: Air Suspension System Cooling Down Please Wait (veja a imagem). Agora estou de volta na oficina da concessionária sem uma direção clara à vista. Infelizmente, eu o possuo há 5 meses, estive na oficina por um total de 2 meses e dirigi apenas 4.500 quilômetros.

Cada vez que recebi uma mensagem de erro, foi em condições normais de condução, seja durante a condução ou logo após estacionar.

Alguém aqui teve essa experiência e houve uma solução óbvia? Os caras da Maserati estão arrancando os cabelos com isso... mas eu também.

Obrigado!

Attachments

#2 ·
Olá a todos - Novato aqui no fórum. 2023 Grecale Trofeo comprado novo em folha em outubro de 2023 com talvez 15 milhas no ODO.

Desculpe-me por divagar, mas vamos lá: Eu dirigi meu carro sem problemas até dezembro, quando recebi minha primeira mensagem de erro do Sistema de Suspensão Pneumática de Serviço e meu Grecale literalmente me fez pular até em casa.

Desliguei, e voltei 30 minutos depois, o sistema reiniciou e tudo está bem - certo? Infelizmente, na minha próxima viagem no mesmo dia, consegui andar alguns quilômetros e a mesma mensagem de aviso da Suspensão Pneumática reapareceu. A Maserati levou-o para a oficina e manteve-o por um mês. Eu o peguei de volta em meados de janeiro e não consegui sair do estacionamento e o mesmo aviso de Suspensão Pneumática reapareceu.

Depois de duas semanas adicionais na oficina da Maserati, várias atualizações de software, uma bomba de ar italiana muito cara (sob garantia), eu saí novamente da concessionária. Eu dirigi por 24 horas e recebi uma nova mensagem de erro durante a condução: Air Suspension System Cooling Down Please Wait (veja a imagem). Agora estou de volta na oficina da concessionária sem uma direção clara à vista. Infelizmente, eu o possuo há 5 meses, estive na oficina por um total de 2 meses e dirigi apenas 2.800 milhas.

Cada vez que recebi uma mensagem de erro, foi em condições normais de condução, seja durante a condução ou logo após estacionar.

Alguém aqui teve essa experiência e houve uma solução óbvia? Os caras da Maserati estão arrancando os cabelos com isso... mas eu também.

Obrigado!
Sinto muito em saber que você está com problemas na sua suspensão a ar. Eu também, há algum tempo, tive a luz do Sistema de Suspensão Pneumática de Serviço acender, mas depois de desligar e deixar por algum tempo, tudo se reiniciou ao reiniciar e não tive mais problemas desde então, então, obviamente, o software se reiniciou sozinho, como todos os computadores fazem ocasionalmente, pedi ao revendedor para verificar de qualquer maneira e nenhum problema foi encontrado. Tive algo semelhante no meu Porsche Macan, novamente, apenas desliguei por um tempo e reiniciei, tudo OK. Boa sorte e espero que você seja reintegrado com seu Trofeo muito em breve, tudo consertado e pronto para funcionar.

#3 ·
Lamento saber que está com um problema na sua suspensão pneumática. Eu também, há algum tempo, tive a luz do Sistema de Suspensão Pneumática de Serviço acesa, mas depois de desligar e deixar por algum tempo, tudo se redefiniu ao reiniciar e não tive mais nenhum problema desde então, então, obviamente, o software redefiniu-se, como todos os computadores fazem ocasionalmente, mandei o concessionário verificar de qualquer maneira e nenhum problema foi encontrado. Tive algo semelhante no meu Porsche Macan, novamente desliguei por um tempo e reiniciei, tudo OK. Boa sorte e espero que você seja reintegrado com seu Trofeo muito em breve, tudo consertado e pronto para funcionar.
Obrigado EDZ. Simplesmente incrível, depois desta última visita à oficina, estarei dois meses na oficina com um carro de cinco meses. Esperando um momento "ah-ha" para esta visita à oficina. Saúde.

#4 ·
Também tive os mesmos avisos repetitivos da suspensão pneumática e o meu Trofeo esteve na concessionária várias vezes durante várias semanas. Inicialmente, disseram que era um problema de software, mas não era. Eu relatei o problema diretamente ao CEO da Maserati, Davide Grasso. Meu carro está atualmente na concessionária e a última informação é que eles estão instalando novos amortecedores. Muito decepcionante em um carro tão caro quanto este.

#5 ·
Olá UKTrofeo - lamento saber que está com o mesmo tipo de problemas. Eles fizeram vários patches de software comigo e uma nova bomba do sistema de ar. Disseram-me na sexta-feira passada que eles estavam procurando substituir a ECU do Sistema de Suspensão Pneumática, mas isso foi apenas um palpite no momento.

Eu vou atualizar o fórum assim que eles encontrarem algo significativo. Saudações a todos.

#6 ·
Lamento saber que vocês estão a ter estes problemas. Pelo menos eles estão focados e determinados a resolver isto para vocês - mesmo que seja essencialmente um processo de eliminação, substituindo um componente após o outro. Espero que tenham um carro de substituição durante quaisquer períodos prolongados em que tenham sido inconvenientes. Por favor, cada um de vocês, mantenham-nos atualizados sobre as resoluções.

#8 ·
Estou agora com um total de 12 semanas na oficina para este item. Estou agora na semana 3 sem o meu Grecale, pois dizem-me que estão a trabalhar com a Itália todos os dias na questão. Simplesmente não vejo um caminho claro pela frente, a menos que eles simplesmente removam e substituam todos os componentes. Cenário triste...

#11 ·
Olá a todos - Novato aqui no fórum. Grecale Trofeo 2023 comprado novo em folha em outubro de 2023 com talvez 15 milhas no ODO.

Desculpe-me por divagar, mas vamos lá: Eu dirigi meu carro impecável sem problemas até dezembro, quando recebi minha primeira mensagem de erro do Sistema de Suspensão Pneumática e meu Grecale literalmente me fez pular até em casa.

Desliguei, e voltei 30 minutos depois, sistema reiniciado e tudo bem - certo? Infelizmente, na minha próxima viagem no mesmo dia, consegui andar alguns quilômetros e a mesma mensagem de aviso da Suspensão Pneumática reapareceu. A Maserati o levou para a oficina e o manteve por um mês. Eu o peguei de volta em meados de janeiro e não consegui sair do estacionamento e a mesma mensagem de aviso da Suspensão Pneumática reapareceu.

Depois de duas semanas adicionais na oficina da Maserati, várias atualizações de software, uma bomba de ar italiana muito cara (sob garantia), eu saí novamente da concessionária. Eu dirigi por 24 horas e recebi uma nova mensagem de erro durante a condução: Air Suspension System Cooling Down Please Wait (veja a imagem). Agora estou de volta na oficina da concessionária sem uma direção clara à vista. Infelizmente, eu o possuo há 5 meses, estive na oficina por um total de 2 meses e dirigi apenas 2.800 milhas.

Obrigado!
ATUALIZAÇÃO: Após 21 dias adicionais na oficina da Maserati/Ferrari, a Maserati encomendou e substituiu minha bomba de ar e o amortecedor de ar dianteiro esquerdo. Esperando não dar azar, mas dirigimos cerca de 150 milhas e até agora, tudo bem. Infelizmente, não houve nenhuma prova real neste calvário de 3 meses - apenas substitua as peças, cruze os dedos e espere o melhor. Esperando que agora possamos desfrutar do veículo... Em uma nota positiva, somos proprietários dele há 7 meses e temos apenas 3.000 milhas nele. ;-)

#12 ·
ATUALIZAÇÃO: Após 21 dias adicionais na oficina Maserati/Ferrari, a Maserati encomendou e substituiu a minha bomba de ar e o amortecedor de ar dianteiro esquerdo. Esperando não estragar tudo, mas já andamos cerca de 150 milhas e, até agora, tudo bem. Infelizmente, não houve nenhuma prova real nesta provação de 3 meses - apenas substituir peças, cruzar os dedos e esperar o melhor. Esperando que agora possamos desfrutar do veículo... Numa nota positiva, somos donos dele há 7 meses e temos apenas 3.000 milhas nele. ;-)
Espero 🤞🏼 consertado para sempre. Mantenha-nos atualizados.

#15 ·
A única coisa que observei com o meu foi quando levantei para offroad 2 (carro estacionado) e demorou muito tempo para terminar a tarefa. Depois de algum tempo, começa a ouvir-se uma batida a cada 2 segundos, digamos, como se a suspensão estivesse a ser forçada a levantar e algo estivesse a manter-se estável.
No final, a tarefa foi concluída.
Tentei novamente algumas vezes e não houve mais nenhum som de batida.
7081 quilómetros no odómetro agora, depois de 10 meses.

Talvez vocês devessem tentar e ver.

#17 ·
ATUALIZAÇÃO: Infelizmente, após cerca de 160 milhas de condução normal, a mensagem "Service Suspension Immediately" voltou a aparecer depois de estacionar num parque de estacionamento. Tivemos o carro na oficina durante 72 horas... Voltarei a atualizar com o plano mais recente de troca de peças que a Itália tem em mente.

#19 ·
ATUALIZAÇÃO: Mais um mês na oficina e a Maserati na Itália decidiu substituir o amortecedor de ar dianteiro direito. O amortecedor de ar dianteiro esquerdo + a bomba de ar foram substituídos durante a última visita, então vamos ver se esta substituição resolve. A concessionária dirigiu-o várias vezes sem que o aviso do sistema se repetisse. Vamos buscá-lo amanhã (terça-feira, 28 de maio) e, com sorte, teremos muitos quilômetros sem problemas pela frente. Atualizarei o grupo depois de termos uma semana ou mais para colocá-lo à prova e garantir que este demônio foi exorcizado. Saúde a todos.

#20 ·
ATUALIZAÇÃO FINAL: Eu queria esperar algumas semanas e algumas centenas de milhas antes de postar uma atualização, mas estou otimista de que o problema foi resolvido. Gostaria de poder dizer que havia uma "prova definitiva", mas foi esta última substituição do amortecedor pneumático que pareceu funcionar. Eles acabaram substituindo os dois amortecedores pneumáticos dianteiros, sendo o dianteiro direito o mais recente. Em problemas anteriores, eram menos de 50 milhas e o aviso retornava, então isso me faz sentir que estamos livres. Feliz por dirigi-lo consistentemente e REALMENTE aproveitar o carro em vez de prender a respiração por um novo aviso de suspensão. Saúde a todos.